Lendas Britânicas: Canção de Taliesin-1

por JoHarrington

Um lindo bebê cantor e a ira de uma Deusa que muda de forma são apenas duas das maravilhas que aparecem na(s) infância(s) deste lendário bardo galês.

Taliesin Ben Beirdd realmente existiu. Embora talvez nem tudo dito sobre seu passado pudesse ter sido testemunhado no mundo desperto.Eu sei exatamente o que você está se perguntando. É o que todos pensam quando encontram pela primeira vez os heróis da lenda galesa.Você pronuncia o nome dele: Taliesin (Tally-ess-sin) Ben Beirdd (Ben Beerth). O sobrenome é um título traduzido como Chief Bard. Mas nesta história, ele ainda não conquistou isso. Seu primeiro nome significa Shining Brow. Ele também não adquiriu esse epíteto, no ponto em que entramos.Suba até o fogo e deixe-me contar a história de Taliesin.

Ouça este artigo lido por um contador de histórias.

A Deusa Cerridwen, Musa do Caldeirão

Cerridwen às vezes é chamada de bruxa, ou deusa, ou a musa galesa da poesia e da sabedoria, dependendo de quem está contando a história. Na verdade, ela é todos os três.

Ela é chamada de forma intercambiável de Ceridwen , Kerdwin, Cyrddven, Kerridwyn, Cerridwyn ou Kerridwen; ou Dark Mother, Rainha do Submundo, Senhora de Awen, Inspiração dos Bardos; ou Amada Torta, Belo Coro, Brancura Curvada, Cantora Sagrada, Mulher Torta.

Mas em nossa história, ela é simplesmente uma mãe querendo o melhor para seu filho. Como qualquer mãe, Cerridwen responderá com ira e raiva, quando seu filho for considerado em perigo. Ela lutará por ele. Ela o defenderá até o fim. Ela trabalhará sempre no melhor interesse dele.

Lembre-se disso, ao ouvir a Canção de Taliesin .

Impressão em tela Fairy Cerridwen – arte de Cerridwen por Eva Thomas

Cerridwen  and  Her Magick  Cauldron.

Os Filhos de Cerridwen e Tegid Foel.

Cerridwen morava com seu marido Tegid Foel, em Llanuwchllyn, perto de Bala, no meio do País de Gales.

Você não pode mais ver a casa deles. Uma lenda posterior conta como Tegid Foel estragou tudo e seu caer foi engolido por Bala Lake. Essa grande massa de água ainda é chamada de Llyn Tegid (Lago de Tegid) em galês. Os locais dizem que você pode ouvir os sinos em suas torres tocando, quando a noite é plácida, mas as águas são agitadas.

Lake Bala

Outros dizem que Tegid Foel nunca foi embora. Ele nada como um monstro do lago, às vezes visto sob a superfície escura do llyn.

Ainda hoje, caçadores de monstros vêm a Bala, no meio do País de Gales; para alinhar suas margens esperando por um vislumbre da serpente do lago Teggy. As lojas de souvenirs o classificam como o monstro galês do Loch Ness.

Os bardos sabem melhor. Eles o chamam de Deus do Lago. A magia continua.

Mas na vida Tegid Foel era um homem. Ou uma divindade. Ou um herói e um chefe. Acima de tudo, ele era um pai e companheiro de Cerridwen.

A filha deles era Creirwy (não confundir com Christian St Creirwy do século VI, que coincidentemente viveu no mesmo lugar, aparentemente na mesma época). Ela era linda, uma verdadeira joia e a queridinha dos Druidas.

Depois, havia seu irmão Morfrân, cujo nome significa Sea Raven ou Crow, embora seu apelido fosse mais conhecido. Afagddu – escuridão absoluta – pois combinava com seu aspecto e sua alma.

Cerridwen desejava que ele continuasse na vida. Ela queria que Morfrân se juntasse ao bando de guerra de Arthur ou, pelo menos, a sua comitiva. Mas seu filho nunca sobreviveria. A grosseria de seu espírito transparecia em seu rosto. Ele zombou de estupidez. Ele batia impacientemente em qualquer coisa que não se importasse em entender. Ele não se importava com ninguém e com nada. Ele estava vazio de todas as características redentoras, e esta era sua feiúra.

Sua mãe procurou abrir sua mente para as maravilhas do mundo, para que seu filho pudesse ocupar seu lugar nele e fazer um futuro para si mesmo.

Cerridwen pegou seu caldeirão.

Impressão em tela Cerridwen – Arte Cerridwen por Julie Koski

 

Os Mistérios do Caldeirão de Cerridwen.  

O caldeirão de Cerridwen foi feito por Gofannon, o maior ferreiro que já martelou metal sobre uma bigorna em todo o País de Gales. Ele continha os segredos do universo, da vida e da morte, embutidos em sua própria forma. Mas para Morfrân, sua mãe precisava de mais.

 

Ela concebeu um feitiço que contaria a ele as histórias do passado, presente e futuro; de coisas que eram e coisas que não eram.

Toda história e lenda, ciência e mitologia; simbolismo, significado, metodologia e razão; sonhos e psicologia, presságios e dados; mistérios e mentalidade; insight sobre a natureza, a natureza humana, a natureza de tudo que voou, andou, nadou, escavou ou rastejou; segredos, filosofia e conhecimento do sábio; medidor, música e palavras estavam na bebida de Cerridwen.

Tudo o que se sabia e ainda não se sabia, ela acrescentou à sua receita. Magia destilada e awen.

Demorou um ano e um dia para prepará-lo. Águas sagradas formando a base, com Palavras sussurradas em suas profundezas. Cada ciclo da lua viu outro ingrediente adicionado; colhido no tempo certo, quando suas propriedades estavam em seu máximo. Caiu com encantamentos de música.

Mas todo esse trabalho não poderia ser feito sozinho. Mesmo as deusas (ou musas, bruxas e mulheres sábias) têm que dormir, e enquanto ela estava fora e coletando suas plantas e pedaços, sua poção fervente ainda precisava ser mexida.

Blind Morda foi definido para mexer, uma vez a cada seis horas.

Estatuetas de Cerridwen e seu caldeirão.

A primeira é uma placa de parede e a segunda uma estatueta independente de Cerridwen.

 
 
 

Morda Cega, a Serva do Caldeirão de Cerridwen.

Blind Morda era um homem local, cujo riacho ainda corre por Powys, tornando-se um rio ao passar pelo Vale Morda de Shropshire; e cuja famosa caverna leva ao subsolo nas proximidades do rio, uma vez que corre perto de Llangollen e do Dee. Dizem que qualquer um que der um passo a menos de cinco passos da caverna será sugado para dentro e nunca mais será visto.

Isso é verdade, pois aconteceu com lolo ap Hugh, o violinista conhecido por seus amigos como Ned Pugh.

Ele se aventurou uma noite na boca da caverna Morda, levando queijo e pão com ele como defesa contra o povo das fadas, mas sentindo-se corajoso mesmo assim.

Não é bem verdade que ele nunca mais foi visto, porque décadas depois, seu velho amigo – um pastor – passou por perto em uma noite de luar. Ele ouviu uma música de violino tocada descontroladamente ao vento, então virou a cabeça em direção à sua fonte – a encosta onde se abria a boca da caverna de Morda.

Por um momento, sua visão atônita captou a visão de Ned Pugh cambaleando à beira da fuga.

A expressão de seu velho amigo assombrou além da resistência; olhos arregalados com espantosa insanidade; roupas esfarrapadas; cabelos emaranhados, longos e rebeldes; balançando como se mal pudesse ficar de pé, mas seu braço de violino tocando. Então, enquanto o pastor observava horrorizado, Ned Pugh tornou-se uma névoa e desapareceu novamente de vista.

Isso também não foi o fim.  

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=v7h9C2f9uQY[/embedyt]

Jessica Galbreth Cerridwen Keeper of the Cauldron 8.5″ X 11″ Print Wicca Witch

 
.
 

Descubra mais sobre Pagan Reborn

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta