No mundo físico, você aprende como se proteger. Para quem mora na cidade, isso pode significar coisas como saber atravessar a rua com segurança para não ser atropelado; aprender como evitar as partes mais violentas da cidade ou ficar em áreas mais movimentadas à noite; proteger seus bens, casa e veículo contra roubo; e envolver-se em interação respeitosa com outras pessoas. Para as pessoas que vivem em áreas mais rurais, o conjunto de competências é muitas vezes muito diferente: como evitar atrair predadores maiores como os ursos, usar roupas brilhantes durante a época de caça quando estiver ao ar livre, evitar árvores que possam cair sobre si ou ficar fora de uma floresta ou fora de um lago durante uma tempestade. O mesmo acontece quando você dirige: há coisas básicas que você faz para se proteger: colocar o cinto de segurança, não dirigir embriagado ou muito cansado, mantendo as mãos no volante e obedecendo aos semáforos. Esses tipos de “inteligência de rua” realmente entram em contraste quando você passa de um ambiente que conhece bem para um novo ambiente ou mesmo uma nova cultura. Independentemente disso, à medida que avançamos na vida, desenvolvemos essa inteligência nas ruas, formas de garantir que nossos corpos físicos, nossas coisas e nossas casas sejam espaços seguros. Estas são basicamente uma parte necessária da vida, e muitos de nós fazemos isso com tanta frequência que nos tornamos habituados e intuitivos.
Podemos recorrer à natureza em busca de lições semelhantes – todos os seres têm algumas formas de se defenderem. Da Tartaruga Sulcata com sua carapaça aos meus Gansos com seus grasnidos, batidas de asas e bicos poderosos, até o arbusto de Amora e seus espinhos, todos os seres da natureza também sabem que é necessário ter proteção. Essas proteções podem variar bastante, mas estão todas presentes.
E, no entanto, quando converso com pessoas que estão desenvolvendo práticas espirituais, trabalhando para abrir portas para o mundo espiritual , explorando o paganismo ou o druidismo , ou outros caminhos experimentais semelhantes – mesmo às vezes pessoas que estão nesses caminhos há muito tempo – eu não nem sempre temos a sensação de que desenvolveram algum tipo de inteligência “metafísica” nas ruas. Na verdade, em muitas conversas que tenho com pessoas, geralmente alguém que teve experiências espirituais intensas ou está abrindo novas portas com novas práticas, a primeira coisa que pergunto é sobre suas práticas de proteção. E, na maioria das vezes, respondem dizendo que não realizam realmente um trabalho de proteção ou que encaram a proteção diária como algo passivo. Mesmo dentro de algumas tradições mágicas ou druidas, o trabalho diário de proteção não está incluído.
Então, hoje vou oferecer alguns insights sobre o trabalho de proteção para aqueles que praticam a espiritualidade da natureza. Nos últimos anos, escrevi dois posts anteriores sobre rituais diários que são uma boa leitura preliminar se você estiver interessado: meu primeiro post ofereceu um conjunto de perguntas e exemplos de rituais diários , que é um ótimo lugar para começar a aprender como estabelecer algum tipo de prática diária. Em uma segunda postagem, compartilhei alguns exemplos de coisas que os druidas ou outras pessoas que praticam a espiritualidade baseada na natureza podem querer fazer especificamente nas práticas diárias . Assim, expandirei essas duas postagens iniciais para compartilhar alguns motivos pelos quais fazer um trabalho de proteção é realmente uma boa ideia e oferecer algumas opções diferentes para esse tipo de trabalho.
Tenho feito trabalho de proteção diário, com trabalho de proteção suplementar maior, há mais de 18 anos. Todos os dias faço o ritual da Antiga Ordem dos Druidas na Esfera de Proteção da América, que constitui uma excelente base para proteção. Eu também pratico o Ritual Menor de Banimento do Pentagrama da Golden Dawn, especificamente como parte da Golden Dawn Celta. Também faço trabalho diário de limpeza e proteção contra fumaça usando bastões de fumaça caseiros e trabalho de longa data com ervas sagradas como parte de estudos particulares. Tal como partilhei nos meus posts anteriores, parte do trabalho para uma prática de proteção diária, ou qualquer outra prática, é descobrir como isso pode funcionar na sua vida e assumir um compromisso com esse trabalho. Existem muitas opções diferentes e encontrar o que ressoa é fundamental.
Por que fazer trabalho de proteção?
Comecei este post falando sobre a inteligência das ruas no mundo físico porque ter a inteligência das ruas metafísica funciona de muitas das mesmas maneiras. Existem coisas básicas que todos deveriam fazer para se proteger. E assim como andar pela sua cidade, às vezes você pode escapar sem se proteger por um longo tempo e não ter problemas, ou outras vezes, você terá um problema imediato se baixar a guarda. Às vezes, mesmo com a melhor proteção, as coisas ainda podem acontecer.
A questão é que, uma vez que você comece a se abrir de novas maneiras – estando aberto a realidades metafísicas, aprendendo como trabalhar e mover energia, conectando-se com divindades ou outros espíritos, engajando-se em jornadas espirituais, comunicação com espíritos vegetais ou qualquer outra coisa – você torne-se mais visível para a ampla gama de forças que existem. Nem todos eles são benevolentes.
Não podemos presumir que os espíritos são benevolentes ou que todo espírito que encontramos é nosso amigo ou deseja ser professor ou guia. Esta é provavelmente a principal maneira pela qual muitas pessoas se metem em muitos problemas, problemas que podem levar anos e muita ajuda externa para desembaraçar, se é que conseguem desembaraçá-los. Assim como uma cidade humana está cheia de diferentes tipos de pessoas, o mundo espiritual também está. Assim como uma cidade humana, muitos espíritos são neutros, cuidando de seus próprios assuntos; alguns são genuinamente legais e podem estar interessados em ajudá-lo; e ainda outros são malévolos e procuram prejudicar ou lucrar com você, o mundo espiritual é o mesmo. Espíritos malévolos podem ser como o seu melhor vigarista – dizendo tudo o que você quer ouvir, fazendo um grande show para que você caia nessa, e uma nova pessoa não fica sabendo. E o tempo todo o objetivo real deles é alimentar-se de você, escravizá-lo, prendê-lo ou qualquer outra coisa que pretendam fazer. Esses tipos de encontros podem levar a anos de sofrimento e efeitos horríveis em sua vida. Deixar de reconhecer isso e de se proteger é basicamente pedir vantagem a si mesmo ou pior.
Mas não é apenas com os espíritos que você deve se preocupar em termos de proteção. Os humanos também podem lançar seu quinhão de energia desagradável em sua direção: pense na pessoa que lhe lança um olhar desagradável, ou em alguém que está direcionando suas más intenções para você, o motorista na estrada que grita com você e vira você. desligado (é importante notar que todos os humanos podem lançar energia negativa; ser proficiente em trabalho energético ou magia apenas torna essa pessoa muito mais hábil nisso). Ou a má energia que pode ser gerada por pessoas ou por eventos que acontecem: a sala em que você entra que está carregada de uma corrente de raiva, ou a sua cidade que sofreu uma tragédia recente, ou um clima cultural ruim que deixou todos em paz. borda. Também pode ser incorporado em locais prolongados: entrar em um prédio que parece assustador e escuro, ir para um lugar com sofrimento de longo prazo e assim por diante. Todas essas coisas podem desgastar você, e quanto mais aberto e sensível você for (ou estiver trabalhando para ser), mais poderá pegar e carregar consigo, e mais sobrecarregado poderá ficar.
Outra coisa que pode ser muito comum nas comunidades espirituais são os enganos ou situações de pensamento de grupo onde uma pessoa ou um pequeno grupo tenta manipular muitos outros com as suas próprias visões do mundo espiritual, trazendo algumas pessoas e condenando outras ao ostracismo. Ter proteção diária pode ajudá-lo a evitar esse tipo de situação ou pelo menos vê-las como realmente são, o que pode ser muito bom para você no longo prazo.
Outra forma de pensar sobre a protecção tem uma conotação menos negativa do que os dois últimos parágrafos – e isso está a mover as coisas um pouco a meu favor no mundo em geral. A proteção diária protege você e ajuda a evitar coisas que poderiam prejudicá-lo no mundo físico. Caso em questão – eu sempre faço uma Esfera de Proteção AODA em mim e no meu carro antes de dirigir. Um dia, eu estava dirigindo no inverno pela Pennsylvania Turnpike quando bem na minha frente estava um caminhão grande – o caminhão bateu em um solavanco e uma camada de gelo gigante voou da parte traseira e bateu direto no meu para-brisa. Provavelmente tinha pelo menos 1 ″ de espessura – não consegui evitar sem bater em outros carros e tudo aconteceu muito rapidamente. Eu literalmente vi minha Esfera de Proteção ser ativada e o gelo ricocheteou no para-brisa. Se tivesse passado pelo para-brisa no ângulo em que estava indo, provavelmente teria me matado. Embora este seja definitivamente o exemplo mais extremo que tive, fiquei muito, muito grato pela minha Esfera de Proteção naquele dia. Em outro exemplo, eu costumava ter uma dinâmica de trabalho muito ruim no meu emprego anterior – e tive uma reunião permanente em particular que era sempre controversa. Eu faria um Ritual Menor de Banimento do Pentagrama extra no escritório, logo antes de sair da reunião. E então eu sentava na reunião, observava as pessoas brigando e via aquela energia ricocheteando no meu escudo. Uma das minhas colegas de trabalho até me disse que sentia que eu conseguia ficar longe de tudo – e pensei comigo mesmo, sim, provavelmente porque sou a única pessoa na sala com proteção mágica. Consegui um emprego diferente e continuei o trabalho de proteção. Tenho mais histórias do que posso contar de exemplos menores desse tipo de proteção mágica.
Finalmente, também vejo que o trabalho diário de proteção está se tornando cada vez mais central para o que é necessário para sermos capazes de permanecer sãos e equilibrados num mundo que parece estar desmoronando ao nosso redor. Os últimos anos tornaram cada vez mais claro que todos os anos se tornarão cada vez mais difíceis – o que significa que o mundo, humano e não humano, experimentará mais ansiedade, medo e sofrimento. A proteção ajuda você a absorver tudo isso.
Todos estes exemplos – e ainda mais – são muitas razões pelas quais é uma boa ideia dedicar 5 ou 10 minutos por dia ao trabalho diário de proteção. Mesmo que haja dias em que você não precisa, há dias em que você definitivamente precisa, e quase nunca se sabe com antecedência quando serão esses dias.
Opções para proteção diária.
Eu recomendo uma abordagem um pouco redundante para a proteção diária por alguns motivos – então, primeiro, apresentarei algumas opções que você pode considerar e, em seguida, compartilharei um pouco sobre a combinação de opções.
Métodos Rituais
Se for possível, sugiro algum tipo de ritual energético como base para sua proteção. Isso permite que você desempenhe um papel muito ativo em sua própria proteção e existe um bom número de opções diferentes. Fazer um trabalho energético todos os dias também fortalece sua própria capacidade de movimentar energia, o que traz muitos benefícios a longo prazo. Então pense em um ritual desta forma: você não apenas está recebendo a proteção que ele fornece, mas também basicamente fazendo um pequeno treino diário, que tem uma grande recompensa ao longo do tempo quando você deseja fazer algo maior (como usar seu ritual de proteção em todos os níveis). uma área maior ou aumentar a energia para outro propósito, como a cura da terra).
A grande desvantagem dos métodos rituais é que você precisa estar em boa forma energética para praticá-los. Se você estiver doente, esgotado ou esgotado, ou incapaz de movimentar energia por qualquer motivo, isso pode impedi-lo de fazer um ritual. Acho que não posso realizar meu trabalho diário de proteção quando estou doente ou durante o período em que estou me recuperando de uma doença, por isso dependo de outros métodos (descritos abaixo). A outra desvantagem é que você precisa ter certeza de fazer um ritual que tenha um equilíbrio interno (por exemplo, nem sempre apenas banir). Caso contrário, você pode ficar desequilibrado.
Para qualquer ritual em potencial que você esteja considerando, eis o que sugiro: leia o ritual e veja como é. Se você encontrar alguém que conheça o ritual e possa compartilhá-lo com você, melhor ainda. Isso pode ser presencial ou até via Zoom, custe o que custar. Se não, veja se consegue encontrar um vídeo de alguém fazendo isso. Sinta essa energia e essa presença. A partir daí, comece a aprender o ritual. Reserve tempo e espaço para aprender o ritual – alguns deles têm várias etapas e podem parecer complicados, mas depois de conhecê-los, eles são bastante simples. Na minha própria experiência, os rituais que têm múltiplas camadas (por exemplo, múltiplos elementos e movimentos) têm múltiplas camadas de proteção, pois você está literalmente construindo camadas enquanto trabalha. Reserve um tempo para realmente aprender o ritual e passar algum tempo com ele… e avaliá-lo. Se você já faz isso há alguns meses e simplesmente não está funcionando, é perfeitamente aceitável tentar outra coisa. Minha sugestão é não desistir até que você tenha a chance de realmente avaliá-lo além do estágio de iniciante/tentando aprender – caso contrário, você não pode realmente avaliar o ritual pelo que ele é.
Ritual de Proteção em uma tradição ou ordem existente. Se você pertence a uma série de tradições ou ordens druidas ou neopagãs, muitos deles ensinam e oferecem trabalho de proteção diário como parte de sua tradição. Sugiro que, se você pertence a essa tradição, comece por aí e aprenda o funcionamento protetor dessa ordem. Por exemplo, na Antiga Ordem dos Druidas da América (da qual sou o Grande Arquidruida), usamos a Esfera de Proteção . Isto é baseado no sistema de sete elementos do AODA, que chama os quatro quadrantes (ar, fogo, água, terra) e depois três aspectos do espírito (acima, abaixo, dentro) para criar uma proteção extremamente potente que também tem uma variedade de outros usos.
Outro ritual comum na tradição da Golden Dawn é o Ritual de Banimento ou Invocação do Pentagrama (que tem várias formas, sendo a mais comum o Ritual Menor de Banimento do Pentagrama ). O clássico Psychic Self Defense de Dion Fortune oferece uma dessas versões, e eu trabalho especificamente naquela compartilhada por John Michael Greer em The Celtic Golden Dawn . Existem vários alojamentos e sistemas Golden Dawn aos quais você pode aderir.
Falo sobre estes dois especificamente porque tenho muita prática neles – mas existem milhares de grupos activos, muitos deles oferecendo alguma forma de protecção diária ou trabalho de protecção. Acho que uma das marcas de se adequar a uma tradição é ser capaz de eventualmente sentir que o trabalho de proteção deles se adapta às suas necessidades e personalidade. Eu adoro a abordagem da AODA para a Esfera de Proteção, pois ela é projetada especificamente para ser adaptável ao sistema de crenças de qualquer pessoa, então meu SOP parece totalmente diferente do de outra pessoa, e ainda assim qualquer pessoa que fizer o SOP seria capaz de reconhecê-lo, mesmo que seja foi feito usando um conjunto completamente diferente de símbolos.
Por que encontrar um grupo e usar seu trabalho protetor é minha primeira sugestão? São rituais desenvolvidos e avaliados por vários praticantes avançados ao longo de um período de tempo, o que significa que são bastante eficazes e têm uma história ao longo do tempo. Além disso, esses são rituais que são realizados por várias pessoas todos os dias, o que significa que você não está apenas recorrendo à sua própria energia, mas também está recebendo um pequeno impulso do grupo coletivo (o que entra nas teorias de egrégora de grupo, o que está um pouco fora do escopo deste post. Por enquanto, direi apenas que desde que o grupo seja saudável, isso é uma coisa muito boa). Então, quando você faz esse ritual, você está fazendo um ritual não como indivíduo, mas como membro de uma comunidade,
Talvez você seja uma pessoa que se afasta dos grupos, e tudo bem – tenho outras opções para você abaixo. Algumas pessoas têm uma aversão tão forte a grupos que trabalhar com qualquer energia de grupo (mesmo solitário à distância) não seria saudável para elas, e eu respeito totalmente isso.
Adaptando ou desenvolvendo seu próprio ritual de proteção.Outra opção para você é trabalhar para desenvolver seu próprio ritual de proteção ou adaptar um de um livro ou outra fonte que você esteja usando para seu próprio aprendizado. Comece fazendo sua pesquisa para pensar sobre que tipo de ritual você pode querer desenvolver: leia muitos livros, converse com diferentes pessoas que fazem trabalho de proteção e veja o que você aprende. Converse com seus guias, deuses e espíritos e veja o que eles recomendam. Embora haja muito sobre isso (mais do que posso abordar aqui, mas posso expandir se as pessoas quiserem em uma postagem futura no blog), aqui estão dois princípios gerais: Primeiro, um ritual energético deve ser extraído de fontes de energia que não são você, fontes com as quais você tem um relacionamento recíproco (não use sua própria energia para fazer isso). E em segundo lugar,
Os benefícios disso são que, com o tempo, você pode criar algo que seja exclusivamente você e o seu caminho, o que significa que será fácil mantê-lo como uma prática diária e que você poderá evoluí-lo ao longo do tempo. A desvantagem é que você está sozinho e, se for novo, isso pode ser um desafio muito difícil e você pode acabar com algo que não é tão eficaz ou que pode ser desgastante. Minha sugestão é buscar o apoio de alguém que já fez esse trabalho ou trabalha de forma semelhante a você, alguém que tenha experiência e em quem você possa confiar.
Proteção contra divindades, espíritos ou guias
Muitas pessoas desenvolvem relacionamentos profundos com uma ou mais divindades, espíritos ou outros professores e guias que os ajudarão em seu caminho, os protegerão e trabalharão com eles em diversas funções. Geralmente, isso envolve algum tipo de acordo entre ambas as partes: a divindade quer que você faça trabalhos diários no altar, rituais, orações e assim por diante e em troca pode oferecer proteção ou outros benefícios. Guias e espíritos podem funcionar de maneira diferente, mas geralmente, como qualquer outro relacionamento, há reciprocidade. Eu sugiro isso apenas para pessoas que estabeleceram relacionamentos saudáveis e estimulantes, equilibrados com espíritos ou guias (consulte meu “por que precisamos de proteção” acima).
Eu não recomendo depender apenas de seus guias/divindades ou professores espirituais para este trabalho. Por que? Porque acho que todos nós precisamos aprender a nos proteger como um sinal de maturidade espiritual, por exemplo. É uma boa ideia exercer o nosso próprio peso no mundo espiritual, e aprender como nos proteger é uma parte disso. E você obtém todos os benefícios que mencionei acima.
Mas outra coisa, por mais que eu odeie admitir, é que às vezes as coisas mudam entre você e quem trabalha com você, principalmente em períodos de tempo mais longos. E se a divindade e você decidirem se separar porque seu trabalho o levou em uma direção diferente? E se o seu professor espiritual precisar seguir em frente para fazer outras coisas? Acontece e nem sempre é possível prever o futuro. Se você depende exclusivamente de alguém e essa pessoa não está mais trilhando um caminho com você, você ficará desprotegido.
Ainda assim, outras tradições dependem deste tipo de proteção como método de proteção central – usando orações, símbolos e invocando o nome da divindade. Este tipo de proteção é algo muito pessoal, negociado ou oferecido como parte de um relacionamento de longa data e, portanto, muito individual.
Proteção contra Talismãs, Plantas, Pedras, Óleos e Objetos
Uma última coisa que muitas pessoas fazem é usar objetos, plantas, pedras ou outras coisas do mundo para criar escudos protetores. São ferramentas excelentes, mas não acredito que sejam suficientes por si só – sugiro que sejam combinadas com as outras formas de proteção que mencionei acima). Existem enormes tradições que se concentram neste tipo de proteção
Tigela de vinagre: Uma prática comum no Hoodoo e em outras tradições folclóricas americanas usa vinagre, que ajuda a perturbar a energia etérica (que é a energia dos espíritos que se manifestam em linha com o plano material, em oposição à energia astral). Por exemplo, dormir com uma tigela de vinagre à noite pode evitar que os espíritos o incomodem durante o sono ou entrem nos seus sonhos.
Sal: O sal pode reter essa energia etérica, outra razão pela qual é frequentemente usado ou usado para proteção. O sal só protege enquanto estiver na forma cristalina, o que é algo a ter em conta.
Pedras: Têm suas próprias qualidades protetoras. Como animista, hesito sempre em comprar pedras que possam ter sido retiradas do seu próprio ecossistema contra a sua vontade e colocadas numa loja contra a sua vontade e sem respeito pela sua soberania – o que não é uma boa forma de iniciar um relacionamento. Prefiro, em vez disso, procurar pedras locais que possam estar dispostas a estar presentes na minha vida por um tempo. Mas independentemente disso, você pode pesquisar muitas pedras diferentes e suas qualidades protetoras.
Plantas e árvores: também têm muitas de suas próprias qualidades metafísicas e protetoras, e desenvolver relacionamentos com plantas protetoras tradicionais como Artemísia, Espinheiro, Amora, Sálvia e assim por diante pode ser uma forma muito benéfica e produtiva de desenvolver um relacionamento protetor. É aqui que entram práticas como a limpeza com fumaça, que em algumas tradições também possuem um elemento protetor.
Óleos protetores: Parte de um ritual que desenvolvi para mim mesmo como um ritual regular de proteção para viagens mais longas envolve um óleo protetor – eu infundo o óleo com plantas e ervas e depois faço trabalho energético e peço aos meus próprios aliados espirituais que também forneçam uma bênção (camadas todas as três abordagens). Pode ser usado diariamente ou como “backup” quando não estou me sentindo bem e não consigo fazer o trabalho energético. Eu adoro esse óleo porque ele realmente é multifuncional e também pode ser usado para proteger outras coisas – como, por exemplo, untar meu carro antes de uma longa viagem.
Juntando tudo
Prefiro usar uma abordagem de proteção em camadas para garantir que minhas bases estejam totalmente cobertas. Assim, estarei utilizando meu ritual energético protetor diário, utilizando alguns suportes de plantas e ervas, e também tendo proteção de certos aliados espirituais quando precisar. Essa camada de proteção me permite passar o dia sentindo-me protegido e pronto para enfrentar qualquer coisa que possa encontrar. Porque eu trabalho como curandeiroem uma área com mais de três séculos de abusos e muitas coisas desagradáveis sendo atraídas para áreas tão abusadas, esses encontros variam bastante, e fico sempre feliz por um conjunto tão bom de proteção. Além disso, é bom para navegar nas complexidades do reino humano e nas dificuldades crescentes de hoje e, certamente, parece necessário quando se lidera uma ordem druida em uma época de intolerância e desafios crescentes.
Uma das coisas que aprendi ao longo dos anos é que a proteção pode mudar à medida que você cresce e se desenvolve. A natureza ensina-nos esta lição: temos de ser resilientes, temos de aprender a adaptar-nos e a crescer ou a mudar à medida que surgem novas oportunidades ou desafios. Quando eu era um novo praticante do druidismo e do paganismo, tive muita sorte em ingressar na AODA e imediatamente comecei a aprender a Esfera de Proteção. Dou crédito ao SOP por me manter longe de muitos problemas enquanto eu aprendia e crescia, tanto no mundo humano quanto nos planos espirituais. Adicionei camadas e adaptei o SOP conforme avançava, experimentei muitos tipos diferentes de proteção e descobri coisas que funcionaram bem para mim. À medida que avançava, minhas práticas se aprofundaram ou mudaram, e algumas coisas foram abandonadas ou acrescentadas à medida que cresci e mudei. Algumas coisas sempre ficaram, como o SOP. Isso faz parte da evolução natural de ser uma pessoa que cresce e aprende, e vejo essa evolução como algo necessário, principalmente nos dias de hoje. A questão é que eu estava sempre fazendo a proteção energética e estava comprometido com isso, e era isso que importava.
Sugiro que todos façam da proteção uma prioridade máxima no trabalho diário, ou pelo menos no trabalho regular. Ao fazer essa proteção, você pode explorar mais, aumentar suas habilidades e ter espaço para crescer e ser o ser espiritual, mágico e conectado que deseja ser no mundo.
Descubra mais sobre Pagan Reborn
Subscribe to get the latest posts sent to your email.