Samhain explicado: as origens celtas de todas as suas tradições favoritas de Halloween.

16 de outubro de 2023

O que buscar maçãs , doces ou travessuras , esculpir abóboras e decorar com preto e laranja têm em comum, além de serem produtos básicos da celebração ostensivamente secular do Halloween em 31 de outubro?

Acontece que todos esses costumes estão enraizados no festival celta muito mais antigo do Samhain .

Sim, a razão pela qual, uma vez por ano, logo após o pôr do sol, as ruas suburbanas fervilham com os latidos barulhentos de meninos e meninas fantasiados é porque…

Bem, consumismo? Claro. E porque as crianças adoram doces? Absolutamente. E porque, convenhamos, vestir-se com fantasias e atacar maçãs flutuantes (ou penduradas) e enfiar facas de aço em cabaças desavisadas é bobagem e divertido.

Mas a razão pela qual fazemos todas essas coisas juntos , como parte de um grande espetáculo envolto em preto e laranja, é porque os antigos goidélicos, também conhecidos como celtas de língua gaélica – e potencialmente outras tribos celtas também (vamos entrar nisso) – notoriamente passou a noite de 31 de outubro festejando e se defendendo contra os malfeitores noturnos.

Veja, Samhain era o Ano Novo Celta, marcando o fim de um ano pastoral e o início do próximo. A ocasião foi marcada pelo acendimento de fogueiras druidas, com suas brilhantes chamas alaranjadas destacando-se em forte contraste com a escuridão invasora do inverno.

Lanternas vegetais ocas eram usadas para transportar carvão desses fogos sagrados para que as pessoas pudessem reacender cerimonialmente o fogo de suas lareiras em casa, e maçãs eram penduradas em galhos de árvores como oferendas aos deuses, oferendas destinadas a garantir o eventual retorno do domínio do sol sobre a escuridão. .

Para os celtas, Samhain era uma época liminar, uma época em que o véu entre este mundo e o Outro Mundo era mais tênue e todos os tipos de espíritos, demônios e fadas costumavam atravessar.

Disfarces foram usados ​​em um esforço para se misturar ou assustar as coisas que aconteciam durante a noite, e doces foram deixados de fora em um esforço para apaziguar esses seres bestiais.

Mas na ausência de monstros celtas reais , algumas almas (humanas) empreendedoras começaram a ir de porta em porta a cada Samhain para coletar as guloseimas mencionadas.

E, naturalmente, sempre que estes foliões oportunistas visitavam uma casa que não oferecia guloseimas, vandalizavam-na. Ooor pregou algum tipo de truque.

Então aí está: as origens celtas de todas as suas tradições favoritas do Halloween.

Ou a versão resumida, pelo menos. Porque no vídeo abaixo eu desempacoto todos os costumes que acabei de mencionar, um por um:


Descubra mais sobre Pagan Reborn

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta