O rito abaixo é o que irei realizar no que é comumente chamado de Samhain, celebrado em 1º de novembro, ao qual me refiro como Ulidos Senisteron (Festa dos Ancestrais). Minha razão para esse nome é porque sempre associei Samhain aos Ancestrais. Tradicionalmente, como uma ocasião liminar, na Irlanda os espíritos dos mortos podiam passar do Outro Mundo para este mundo e lugares seriam postos para eles à mesa durante as refeições desta noite.
As fontes clássicas para a “Porção do Campeão” são Ateneu, Deipnosfistas IV.40 e Diodoro Sículo, Biblioteca V.28 . O termo que uso para isso, cauaromīros, é minha própria reconstrução gaulesa baseada no irlandês antigo curadmír , que vem do proto-céltico *kawaro- ‘herói, campeão’ (Matasović, p. 196) e *mīros- ‘pedaço de carne, comida’ (Matasović, pp. 272-273).
Ulidos Senisteron (Festa dos Ancestrais)
I. Declaração de Propósito
Viemos hoje para homenagear os Senisteroi, os Ancestrais. Que a glória imorredoura de suas palavras e ações se eleve ao vasto céu enquanto pronunciamos a memória de seus nomes.
II. Estabelecendo o Nemeton
Acendendo o Fogo Sagrado
A presença do fogo é a essência fundamental do nosso espaço sagrado. Por meio do fogo podemos entregar nossas oferendas aos Dēuoi . Venha, Uestiā, e ocupe seu lugar de honra em nosso ātis . Sua chama nos dá proteção, calor e sustento em nossas vidas diárias. Você é o fogo sacrificial que arde no centro do cosmos e recebe a primeira oferenda do adbertā . Aceite minha libação de óleo perfumado, Uestiā, com laços mútuos de hospitalidade.
O vasto Céu de Albios brilha acima de mim.
A ampla Terra de Bitus me rodeia.
As grandes Águas de Dumnos erguem-se à minha volta.
Eu estou no mediolānon dos Três Mundos para estabelecer meu nemeton .
Drus , a Árvore do Mundo, se estende pelos Três Mundos. Venha, Aisus, e descanse um momento de seu cansativo dever como o Protetor de Drus. Você é o Adbertomāros , que sacrifica aquelas partes da Árvore do Mundo que poderiam levar à destruição dos Três Mundos. Aceite minha libação de hidromel, Aisus, com laços mútuos de hospitalidade.
Aidus em Dubron , Fogo na Água, envolve e flui através das raízes e ramos de Drus . O poderoso Belinos cuida de Aidus em Dubron , garantindo que o poderoso elemento cósmico permaneça benéfico em vez de destrutivo. Venha, Belinos, e esteja presente neste rito. Aceite minha libação de hidromel, Belinos, com laços mútuos de hospitalidade.
Nas raízes de Drus , Aidus em Dubron se reúne no Poço do Destino. Venha, Matronās Deruonās, continue a tecer os fios de nossas vidas enquanto as águas de Toncetodubrus , o Poço do Destino, nutrem as raízes do cosmos. Aceite minha oferenda, Matronās Deruonās, com laços mútuos de hospitalidade.
Com meu nemeton estabelecido, começo agora este rito.
III. Invocando o Psicopompo.
Invocamos Carnonos, o Guardião dos Portões entre os Mundos. Permita-nos entrar no sagrado e deixar para trás o mundano enquanto invocamos você como mediador entre os mundos. Carnonos, aceite nossa oferta e abra os Portões!
4. O Rito propriamente dito
Senisteroi, ouça-nos enquanto recordamos suas sábias palavras e feitos distintos! Pois é através de nossas vozes que a tua glória continua a se espalhar e renovamos os laços de parentesco.
Do poderoso Breno, saqueador de Roma, ao bravo Vercingétorix, unificador contra Roma; de Boudicca, defensora do seu povo, a Chiomara, defensora da sua honra, hoje recordamos todos vocês.
Mas lembramos especialmente todos os Senisteroi cujos nomes se perderam com o passar do tempo, honramos hoje também a sua memória. Cada um de vocês nos ensina as maneiras de honrar os Deuses, de não cometer más ações e de moldar as Virtudes dentro de nós mesmos. Buscamos constantemente sua orientação e apoio enquanto nos esforçamos para trazer os Velhos Caminhos para nossas vidas, para que possamos honrar o passado enquanto abraçamos as mudanças do futuro. Em troca, prometemos sempre falar seus nomes para que sua memória nunca morra.
Antigamente, o cauaromīros, a Porção do Campeão, era dado ao mais valente e distinto guerreiro do toutā cujos clutos ofuscavam os demais. Neste dia, não haverá brigas ou brigas sobre quem merece os cauaromīros : pois neste Ulidos Senisteron , Festa dos Ancestrais, todos receberão uma porção dos cauaromīros .
Aceite nossa oferta, Senisteroi, enquanto renovamos nosso vínculo de hospitalidade com você!
Erguemos nossas xícaras de hidromel para você, Senisteroi, enquanto contamos as histórias de seus feitos corajosos e celebramos seus clutos antinātis , sua fama imperecível.
commenie, Clotoida, clutos
antinatis Senisteron
catarnon. auc būe endo,
cuclouas uepūs ac uergā
ueltes. nemnalīe eiūs
anuanā cantlū sinnoxti.
Lembre-se, Clutoida, da glória
imorredoura dos poderosos
Ancestrais. Pois você estava lá,
ouviu suas palavras e viu
seus atos. Comemore seus
nomes com música esta noite.
V. Fechando o Nemeton
Fechando o portão
Agradecemos a você, Carnonos, por abrir os Portões entre os Três Mundos. Que você continue a abrir nossa consciência para os Três Mundos a partir de seu assento liminar.
Extinguindo o Coração Sagrado
Agradecemos a você, Uestia, por ocupar seu lugar de honra em nosso coração sagrado. Embora apaguemos seu fogo, carregamos sua chama em nossos corações enquanto você continua a nos aquecer, sustentar e proteger.
VI. Fechando o Rito
Homenageamos os Senisteroi aqui neste dia em que celebramos Ulidos Senisteron . Embora deixemos este espaço sagrado, a relação recíproca entre nós continuará.
VOCABULÁRIO GAULÊS
adbertā – sacrifício, oferenda
Adbertomāros – Grande Sacrificador
adgarman – invocação
ātis – Lareira
clutos – fama, glória
mediolānon – Centro Sagrado
readdātus – oferenda
FONTES
Matasović, Ranko (2009). Dicionário Etimológico do Proto-Céltico . Leiden: Brilhante.
Descubra mais sobre Pagan Reborn
Subscribe to get the latest posts sent to your email.