A Lia Fáil – Pedra Misteriosa e Guinchadora de Tara trazida pelos Tuatha Dé Danann.

A Lia Fáil, conhecida como a Pedra do Destino, fica no topo de An Forradh (O Assento do Rei) na Colina de Tara, Co. Meath, retratada aqui ao pôr do sol. A pedra, segundo a lenda, clamará quando o legítimo rei da Irlanda colocar o pé contra ela. Segundo Lebor Gabála, o Livro das Invasões, Lia Fáil foi um dos quatro objetos misteriosos trazidos para a Irlanda pelos Tuatha Dé Danann.

Diz-se que os Tuatha Dé Danann adquiriram todo tipo de conhecimento de ciência, druidismo, artes, profecia e magia em quatro cidades misteriosas nas ilhas do norte do mundo. Essas cidades eram chamadas de Failias, Goirias, Findias e Muirias.

De Failias foi trazido o Lia Fail, que fica em Temair (Tara), e que gritava sob todo rei que deveria tomar a Irlanda. De Goirias foi trazida a lança que Lug tinha: a batalha nunca seria contra quem a tivesse na mão. De Findias foi trazida a espada de Nuadu: nenhum homem escaparia dela; quando foi retirado da bainha de batalha, não houve como resistir. De Muirias foi trazido o caldeirão do Dagda; nenhuma empresa sairia disso insatisfeita.

A vinda dos Tuatha Dé Danann para a Irlanda com esses objetos enigmáticos é uma chegada fantástica, segundo Lebor Gabála.

Desta forma eles vieram, sem embarcações ou barcas, em nuvens escuras no ar, pelo poder do druidismo, e desembarcaram em uma montanha de Conmaicne Rein em Connacht.

Outra versão sugere que eles chegaram em uma expedição marítima e queimaram seus barcos após a chegada.

Foi devido à névoa de fumaça que subia deles enquanto queimavam que outros disseram que eles vieram em meio a uma névoa de fumaça.

A Lia Fáil (Pedra do Destino) no Morro de Tara. Esta é a pedra verdadeira ou existe outra?

Este pilar de forma fálica conhecido como Lia Fáil, localizado no topo do monte chamado An Forradh, o Trono do Rei, é supostamente a pedra original, mas há vários motivos para duvidar disso. Na literatura medieval, diz-se que a pedra estava localizada ao norte de Duma na nGiall, o Monte dos Reféns. Diz-se que a pedra atual foi erguida na década de 1820 pelos moradores locais em memória daqueles que morreram na área durante a rebelião de 1798. PW Joyce, escrevendo em The Wonders of Ireland em 1911, disse que havia falado com um cavalheiro 50 anos antes que esteve envolvido na construção da pedra fotografada acima, e que ela NÃO havia sido trazida, como Petrie havia sugerido, de perto do Monte dos reféns, mas sim que foi encontrado numa trincheira no fundo do Forradh, onde aparentemente esteve prostrado durante gerações.

Mas Joyce vai além, e isso é muito interessante:

“…as pedras da coroação usadas tão geralmente pelas tribos gaélicas em toda a Irlanda e Escócia eram comparativamente pequenas e portátil, como aquela agora sob a cadeira da Coroação em Westminster, que é uma bandeira de 25 polegadas por 15 polegadas por 9 polegadas de espessura. Mas o atual pilar de pedra em Tara tem 3,6 metros de comprimento por quase 60 centímetros de diâmetro. Seria muito inadequado permanecer de pé durante as cerimônias de instalação e coroação.”

A Pedra do Destino (Lia Fáil) na Colina de Tara ao pôr do sol.

Ele conclui que “o atual pilar maciço do Forradh em Tara não é o Lia Fail”. Ele ainda afirma que: “O Lia Fail nunca foi trazido da Irlanda, mas permanece ainda em Tara, enterrado e escondido em algum lugar do solo; provavelmente na posição onde os escritores antigos o colocam, no lado norte do Monte dos Reféns.”

Talvez alguma futura sondagem arqueológica, utilizando métodos de detecção remota, ou mesmo uma escavação arqueológica adequada, encontre a verdadeira Lia Fáil!

Leia mais sobre a Colina de Tara nesta página.


Descubra mais sobre Pagan Reborn

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta