Belenus relacionado a Apollo : Interpretatio Romana.

Relacionado a Apollo, mas não na cultura celta.

Nas representações antigas, esta divindade era reconhecida como equivalente ao deus romano Apolo , um deus da luz e do sol, mas por vezes associada ao deus Lugh .

Belenus era frequentemente retratado cavalgando o sol pelo céu em uma carruagem puxada por cavalos. Outras representações o mostram andando a cavalo e lançando raios enquanto usa sua roda como escudo. Uma roda e uma cabeça com raios solares e halos também estão associadas a Belenus. As linhas que cercam a cabeça de Belenus provavelmente poderiam simbolizar os raios de luz quentes e brilhantes vindos do deus sol.

Como sabemos, o deus Apolo adquiriu poder sobre a medicina, a cura e as doenças depois de se estabelecer em Delfos. Na cultura celta, entretanto, Belenus era associado à saúde, às fontes, à saúde e ao estilo de vida pastoral.

 

Suas outras associações foram com os símbolos da pedra de formato fálico, o touro, o carvalho e o cavalo. Ele era conhecido como um dos deuses celtas na Irlanda, Escócia, País de Gales, França, Itália, Espanha, Inglaterra e outros locais. Ele tinha muitos nomes semelhantes a Belen, Belinus, Bellinus e Bel, dependendo da tradição, idioma e local de culto.

Seus atributos incluíam a capacidade de cura, o que lhe rendeu o prêmio de ser o deus da medicina e um curador divino.

Devido às suas funções curativas, ele era adorado como ‘o Mestre do Poder’ ou ‘o Poderoso’ em águas curativas, incluindo Aquae Borvonis (Bourbon-les-Bains) na França, e em santuários de água, como fontes sagradas em Sainte- Sabine, Borgonha, França.

Nas áreas conquistadas pelo Império Romano, foi identificado com Apolo. Esta associação não se deveu às imagens solares, mas sim às capacidades de cura.

Em vários registros, Belenus também aparece como uma divindade protetora da pecuária e da colheita junto com áreas relacionadas às atividades agrícolas. Neste ritual, tanto o gado quanto as colheitas eram purificados para garantir a prosperidade no ano seguinte. Este ritual de proteção foi realizado em homenagem a esta divindade.

Vestígios de sua adoração encontrados principalmente na Itália e na França

Inscrições dedicadas a Belenus foram encontradas em muitos locais. Ele era adorado entre os ilírios, no centro e no sul da Gália, nos Alpes orientais e em Aquileia (norte da Itália), onde os estudiosos identificaram até cinquenta e um deles. No século III, este deus era a divindade padroeira da cidade e a divindade mais popular, segundo Élio Herodiano, um dos mais célebres gramáticos da antiguidade greco-romana. Herodiano em “As Histórias Romanas” igualou Belenus a Apolo; no entanto, só foi confirmado em algumas inscrições.

Herodiano em “As Histórias Romanas” igualou Belenus a Apolo; no entanto, só foi confirmado em algumas inscrições. 

 

Herodiano em “As Histórias Romanas” igualou Belenus a Apolo; no entanto, só foi confirmado em algumas inscrições.    Fonte da imagem

Herodiano (Herodiano) escreve que o deus Belenus apareceu acima de um campo de batalha em Aquileia, Itália. O imperador Maximino sitiou a cidade em 238, mas oráculos testemunharam que a cidade seria protegida por Belenos, que mais tarde foi atestado como tendo sido visto pairando sobre os soldados. Aquileia era uma cidade muito dura; foi defendido pelos ex-cônsules Crispino e Menófilo e resistiu ao cerco, sobrevivendo ao imperador, que foi assassinado em quatro meses.

Outro autor, Iulius Capitolinus (300 DC -350 DC), referiu-se a Belenus como Apolo ou o Sol.

Vestígios de sua adoração nos tempos antigos também foram encontrados em outros lugares da Europa. Muito provavelmente, os primeiros colonizadores europeus tiveram seu local ritual dedicado a Belenus em um local em New Hampshire chamado Mystery Hill, onde uma tábua de pedra com uma inscrição Ogham “Dedicado a Bel” foi descoberta em 1967 e traduzida pelo Dr. Fell, presidente da Sociedade Epigráfica.

“O antigo autor Apolônio relata uma história celta de um riacho formado pelas lágrimas de Apolo Belenus quando ele foi expulso do céu por seu pai; como Apolo era a divindade grega do sol, esta evidência textual fortalece o argumento de que Belenus tinha conexões solares. Na Grã-Bretanha, um herói Belinus foi mencionado pelo antigo historiador Geoffrey de Monmouth como gêmeo de Brennius. Os dois entraram em guerra pelo trono, mas finalmente concordaram em compartilhar o poder.

O deus continental Belinus não é descrito como guerreiro, portanto, apesar da semelhança nos nomes, não está claro se se trata da mesma figura.”

“Grande e poderoso Belenus—

nós honramos você neste dia –

e obrigado por seus presentes.

Você é conhecido por muitos nomes.

Você é a luz sobre as colheitas nos campos, 

o calor que aquece a terra,

a esperança que brota eterna,

o portador da vida…”


Descubra mais sobre Pagan Reborn

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta