“Caminhar no caminho de Deus é encher-se de luz.
Grandes são as vantagens obtidas por quem
se disciplina para segui-lo.
É um monumento erguido por eles nesta Terra,
Aqueles que seguem os Caminhos de Deus,
Aqueles que se apegam aos Caminhos de Deus,
Passam toda a vida em alegria,
Ajuntando riquezas sem igual.
(…)
O Ocidente é a morada de quem não transgrediu a Regra.
Feliz é quem chega lá!
Ninguém pode chegar lá a menos que
seus corações estejam exatamente em conformidade com a Regra.
Lá embaixo não há distinção entre ricos e pobres,
A menos que seja a favor daquele que é considerado justo
Quando pesado na balança da justiça diante do mestre da Eternidade.”
As inscrições do túmulo de PetOsiris, sumo sacerdote de Thoth (século IV/III a.C.); citado de: Cristian Jacq, “A sabedoria viva do antigo Egito”
Viver como kemético é trilhar o caminho da vida junto com os Netjeru.
Venha para os Netjeru com o coração aberto, abrace-os com alegria, deixe-os ajudá-lo a melhorar quando estiver triste. Leve-lhes flores, água, pão, diga Seus nomes, dance para Eles, dedique a Eles suas ações, ouça músicas que você associa a Eles e monte suas playlists devocionais. Veja as imagens dos Netjeru – online ou em álbuns de arte que você possa ter, maravilhando-se com sua beleza. Sente-se diante do santuário e pense Neles. Compartilhe com Eles seus pensamentos, suas preocupações e dúvidas. Não tenha medo de fazer perguntas.
Observe as maravilhas da natureza e veja as manifestações de Netjeru no céu, no sol e na lua, em cada flor e em cada pássaro.
Seu objetivo na religião kemética é manter Maat e manter relacionamento com Netjeru.
A religião deve trazer felicidade e realização e, embora as provações e os testes aconteçam, os Netjeru não estão aqui para tornar a sua vida miserável. Por sua vez, eles são amorosos e atenciosos e estão dispostos a ajudá-lo em seu caminho de crescimento espiritual.
A devoção começa no coração;
E “ir em Ma’at” é o “caminho” principal. É o modo de vida; não é “praticar religião”, mas viver a religião.
O primeiro passo para caminhar em Ma’at, caminhar com o Netjeru, por mais simples que pareça, é: “Coloque Deus no seu coração”.
Você pode orar e falar com os deuses sem ofertas materiais.
Você pode orar silenciosamente, falando apenas mentalmente.
Você pode orar fora de casa – basta ir a algum lugar onde ninguém o perturbe, se quiser ficar longe de outras pessoas enquanto ora.
Mas de qualquer forma, comece a pensar na religião não como alguma atividade externa que você faz “de vez em quando”, mas em algo que orienta ativamente sua vida e define suas ações.
Não é como “ir à igreja aos domingos”.
É sempre percorrer o caminho ; e seu destino é a Eternidade.
Você pode transformar quase tudo em atividade devocional.
Estudo. Escrita. Ser bom em seu trabalho regular. Fazendo trabalhos de caridade. Aprendendo artesanato. Estudando mitologia e teologia. Estudando idiomas. Escrever entradas de diário e ensaios. Compondo hinos e poesias.
E morar em Ma’at, na minha opinião, não pode ser rebaixado para “apenas não seja idiota”. Sim, “não ser um idiota” é um bom ponto de partida.
Mas se você olhar até mesmo para os textos de sabedoria do Antigo Egito ou para as inscrições em tumbas, notará que os valores de “viver em Ma’at” incluíam fazer ativamente coisas boas.
“Alimentar os famintos, vestir os nus, dar barco aos que não têm barco”…
Alimentar (e geralmente cuidar) dos animais também era uma virtude da qual se orgulhar!
Então… “Faça o que é bom”. Não apenas continue sendo gentil, pense em alguma atividade que você possa fazer, de forma permanente ou de vez em quando, e torne-a devocional, porque é para isso que você foi chamado a fazer.
Pode ser algum trabalho voluntário. Pode estar apoiando abrigo de animais. Pode estar apoiando uma boa causa na arrecadação de fundos on-line ou apoiando uma instituição de caridade confiável. Pode estar apenas ajudando pessoas desabrigadas e pobres quando você as encontrar.
Lembro-me que uma noite comprei uma caixa de lindos bolos e era para oferendas. Eu estava indo para casa e vi uma senhora que parecia definitivamente triste e provavelmente pobre.
Dei-lhe esta caixa de bolos, e isto foi uma oferenda , porque na minha cabeça era “fazer algo de bom em honra dos Deuses” (mas não era necessário anunciar isso à senhora 🙂
Apenas fazer um pequeno bem coisas que você pode fazer, trazendo mais Ma’at para este mundo, mesmo que essas coisas sejam simples.
Encontrou um cupom de desconto que pode ser impresso? Imprima vários e entregue às pessoas que possam precisar.
Pode rolar seu cartão de desconto no supermercado para a compra de outra pessoa? Faça isso.
Pode dar comida para cães e gatos vadios? Faça isso.
E todas essas pequenas ações de apoio ao Ma’at, são bastante naturais para uma pessoa boa, mas se você tiver em mente que faz isso “pelo Maat”, isso o mantém mais “conectado”.
Trilhar o “Caminho do Netjer” é mais do que “incorporar o kemeticismo na sua vida diária”.
Pense em viver a religião – não como algo externo a você, não como algo que você faz ocasionalmente. É algo dentro de você, e o que você faz seria dirigido pelo Netjeru – se você “colocar Deus em seu coração” e ouvir.
***
Muitas pessoas estão preocupadas em “escolher o Netjer para adorar” e encontrar as “divindades padroeiras”.
Minhas primeiras palavras sobre esse assunto podem ser um pouco inesperadas, mas em geral todos os Netjeru são uma família – e todos podem estar aqui para ajudá-lo; alguns podem estar mais próximos, alguns distantes, mas uma vez que você se aproxima do Panteão Egípcio, e Eles o recebem como um novo adorador – todos eles se preocupam com você (em vários graus, mas como uma grande família – sim, todos eles se importam).
Quando um templo egípcio deveria ser construído, havia uma lista especial das divindades mais importantes a serem incluídas no templo e retratadas pelo menos uma vez; mesmo que o templo tivesse uma Deidade principal, esperava-se que outras divindades importantes fossem representadas nos relevos do templo.
Construindo o seu primeiro espaço/santuário devocional, você poderá seguir este caminho e coletar as imagens das divindades mais famosas como figuras mais famosas de todo o panteão.
Além disso, ter uma figura/ícone de uma divindade em seu santuário geral não faz de você automaticamente um devoto dela.
Alguns dos meus espaços keméticos contêm estátuas e imagens em papiro de Netjeru com as quais não trabalho de perto, apenas no nível de homenagem “geral” junto com “todo o panteão” ou em feriados especiais.
Além disso, geralmente Netjeru não é ciumento e, a menos que você seja solicitado a fazer santuários separados para seus deuses principais, você pode manter muitas estátuas e imagens juntas em seu espaço kemético.
E você também está livre para abordar qualquer Netjeru; você pode decidir por si mesmo, ou descobrir por si mesmo, qual deles colocar “primeiro” em sua adoração.
Não há requisitos para se tornar um devoto de um Deus específico. Você pode simplesmente gostar mais de alguém ou orar para alguém com mais frequência, sem se tornar um devoto e sem fazer promessas especiais/fazer contratos devocionais e de serviço.
A adivinhação de outra pessoa pode ser útil, mas também pode levá-lo na direção errada. Na minha opinião, a adivinhação é uma ferramenta útil, mas nem sempre é a melhor maneira de descobrir quem dos Netjeru está ligando para você.
Se você está procurando “um Netjer para adorar”, sugiro primeiro uma oração dirigida a todos os Netjeru. Peça-lhes que lhe enviem um sinal que você possa interpretar; peça-lhes que o visitem em um sonho ou lhe enviem uma série de pistas úteis. Netjeru às vezes também envia sinais por meio de outras pessoas. Os sinais de sua atenção e cuidado podem vir de diferentes maneiras.
Se todos ao seu redor de repente começarem a falar sobre um certo Netjer, e sua vida (não apenas o feed de notícias da sua rede social) ficar repleta de imagens deles; fotos de Seus itens sagrados e animais; ou você pode ouvir repetidamente músicas que o fazem pensar Neles… talvez sejam pistas e sugestões que os Deuses enviam em sua direção.
Às vezes, eles dão sinais muito sutis. Tente observar os padrões com muito cuidado… e mantenha as portas abertas.
Você não é obrigado a se tornar um devoto de qualquer Netjer o mais rápido possível; você pode honrar a todos igualmente, todo o panteão, até sentir que alguns Netjeru estão mais próximos de você do que outros. Eles podem lhe dar mais sinais de amor e carinho do que outros. Então o relacionamento devocional poderá começar a crescer. Isso não acontece em um minuto. Às vezes, a “dança de cortejo” da divindade e da alma humana pode levar meses e até anos.
Há muito tempo que me sinto atraído por todo o panteão. Só porque eles são todos ótimos.
Havia um impulso natural em direção a Djehuty, começando pelo simples fato de que eu admirava os hieróglifos. No entanto, foi Anpu quem primeiro recebeu minhas palavras de oração…
Vejo Anpu como um dos meus amigos mais próximos agora, porém não tenho um relacionamento devocional intenso/regular com Ele, como tenho com Djehuty. Mas eu O invoco quando faço oferendas vocais para o akhu.
Não achei que “devesse” me concentrar em um certo Netjer. Eu não estava sendo perseguido por um pensamento “você deve encontrar uma Deidade patrona”. Minha atração por Djehuty foi uma coisa que aconteceu, era para acontecer, porque Ele certamente queria isso – mas minha devoção evoluiu naturalmente e não pude fazer nada contra isso.
E quando chegou o momento certo, quando “as estrelas estavam certas”, eu sabia que queria me aproximar de Djehuty, porque “quem mais senão Ele?!”
Este foi o poder do Seu chamado.
Se você se sente intensamente atraído por alguém do Netjeru – pode ser um sinal perfeito de que Ele também está chamando você e pode recebê-lo para se tornar seu devoto.
(também posso aconselhar pedir ajuda a Djehuty como Mediador entre humanos e Netjeru… para descobrir quem da Família deseja trabalhar mais próximo de você!)
***
[bandcamp width=500 height=872 album=2613502624 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 track=3273368233]
A questão da autoestima “Sou digno o suficiente para o Netjeru? Eles alguma vez se importam comigo” pode acontecer, em diferentes graus, com todos. De vez em quando isso acontece com todo mundo, e acho que pode acontecer em qualquer religião…
Até mesmo devotos e sacerdotes de longa data podem ter esses pensamentos.
Mas lembre-se de que você é digno.
É um dos princípios básicos do kemeticismo, um dos pilares da religião: você é digno. Os humanos não são criaturas humildes feitas com o propósito de servir e ajoelhar-se diante dos deuses.
Humanos e Netjeru são “parentes”, Netjeru são nossos “irmãos mais velhos”, “o suor de Rá”, e humanos são as lágrimas de Rá. Temos a mesma essência divina dentro de nós. Somos convidados a compartilhar este mundo, que é criado como um BOM lugar, a desfrutá-lo e a cuidar dele, e a trabalhar junto com o Netjeru para manter Ma’at, o Equilíbrio cósmico de todo o Universo e da Criação.
E como Djehuty uma vez me disse muito claramente, “não há ninguém que não seja digno do amor do Netjeru”.
Todos nós somos dignos. Netjeru é muito amoroso, misericordioso e compreensivo.
Se você tiver a sensação de que suas orações não estão sendo ouvidas e sua voz interior estiver dizendo “Estou falando sozinho, ninguém está ouvindo”, pode ser bom tentar trazer de volta as lembranças de outros momentos de devoção em sua vida. vida quando você SENTIU que eles estão ouvindo.
Tente recordar todos os sinais sutis e momentos de sentimentos devocionais. Tente dizer a si mesmo que eles não foram a lugar nenhum. Se surgir uma sensação de “falar sozinho”, eu brinco que o Netjer pode estar fora fazendo grandes coisas e a oração será gravada em sua secretária eletrônica 🙂
Como John Beckett uma vez formulou perfeitamente (em seu ensaio Patheos “ Politeísmo em tempos difíceis “): “…Lembre-se por que você se tornou politeísta. Talvez você tenha orado e alguém inesperado atendeu. Talvez uma Deusa tenha dado um tapinha no seu ombro e dito “você é meu”. Talvez você tenha percebido que o mundo é melhor explicado por muitos Deuses de poder e escopo limitados do que por um Deus todo-poderoso e decidiu que segui-los era a melhor maneira de ordenar sua vida.
É difícil ser espiritual quando o telhado está vazando. Se a sua situação atual diminuiu o seu entusiasmo pelos Deuses, pelas Suas virtudes e pelo Seu trabalho, é compreensível. E geralmente, eles também entendem – eles tendem a ter uma perspectiva mais longa e ampla do que a nossa. Mas seja qual for a sua razão para se tornar um politeísta, ela era válida naquela época e ainda é válida agora.”
Falando mais sobre o desenvolvimento da prática devocional kemética regular: tenha em mente que você não precisa fazer oferendas diariamente. Não é uma obrigação (a menos que você tenha feito um voto especial ou seja membro de um templo onde isso seja obrigatório).
Os keméticos independentes não são obrigados a realizar rituais diários. Você pode fazer os rituais usando o horário que mais se adequa à sua vida, saúde, habilidades e disposição para fazer devoção.
Se você acha que não vai se sair bem com um determinado rito repetido todos os dias/com muita regularidade, pode ser que este rito/programação não seja para você. Será que seria melhor definir o seu próprio horário devocional, ter o costume de fazer pequenas oferendas ou rituais… todas as semanas? a cada duas semanas? Toda lua cheia?
Tente começar devagar, você não está fazendo uma corrida de velocidade aqui.
A devoção cresce e é como malhar: você não vai se tornar um atleta olímpico no dia seguinte em que começar a treinar na academia.
Não há pressa. Você tem a eternidade pela frente!
É muito útil escolher algo muito simples, definir por si mesmo o “mínimo” que você faria diariamente ou regularmente. Faça mais quando puder; mas torne suas devoções regulares simples o suficiente para realizá-las mesmo em um dia de “baixa resistência”. Concorde com seus deuses e fique bem com isso.
Compartilhar um copo d’água com Netjer com uma oração curta pode ser melhor do que tentar se forçar a fazer um ritual diariamente, falhando em fazê-lo diariamente e começando a se aversão por causa disso.
Um ramo de flores ou um bastão de incenso ou uma vela oferecida com amor e devoção às vezes servirá melhor para aquele ritual de uma hora todos os dias, se você estiver se esgotando…
Defina o seu “mínimo” pessoal que você será capaz de fazer mesmo enquanto estiver doente ou durante uma viagem, etc. Pode ser um copo de água, um pequeno bastão de incenso, uma vela acesa, uma breve oração/saudação ao Netjer que você pode memorizar e dizer a qualquer hora do dia.
Mesmo pensando Neles, manter o Netjer em mente conta. Até mesmo dizer o nome deles conta. Até mesmo levantar as mãos em um gesto de adoração e passar vários minutos diante do santuário conta.
Faça o Netjeru saber o que você pode fazer por Eles, o que você está pronto para fazer por Eles, e deixe-os se acostumar com quais são suas devoções regulares.
Faça mais quando puder e quando tiver tempo, energia, espaço e estiver com boa saúde, sem cansaço ou exaustão.
Não transformem os ritos religiosos em dispositivos de tortura.
A oração nunca deve ser um castigo… e as devoções diárias não são um castigo!
Procure fazer meditação diária em um horário calmo ao(s) Netjeru , de preferência chamando por Seus Nomes como Palavras de Poder ( ren sekhem), como faziam os Antigos e esta prática é bem eficiente para ter Eles mais próximos.
PATRONOS:
Agora que você já fez algum trabalho para descobrir os Neteru e como abordá-los, talvez queira saber como obter um Deus ou uma Deusa específica (ou talvez até mais de um) para ser seu Patrono.
Ao contrário de outros Deuses, os Neterus egípcios são MUITO acessíveis. Se você se sentir atraído por um ou mais, vá em frente e comece a fazer orações, devoções e ofertas a Ele. Peça que Eles entrem na sua vida. Mantenha uma interação diária com Eles. Procure sinais de que Eles o aceitaram. E ninguém pode lhe dizer o que procurar, me desculpe, mas confie em mim quando digo que, se você estiver procurando, você os notará.
Às vezes, um Patrono o chama. Como afirmado acima, você verá os sinais. Você pode procurá-los, se desejar, mas não desanime se não obtiver respostas imediatas. Às vezes, alguns Neteru querem testar você e sua dedicação. Às vezes, um Neteru não está interessado em você e não se ofenda com isso. Além disso, as Divindades PODEM mudar de idéia. Às vezes Eles se interessam por você. Você não precisa desistir, nem deveria, a menos que receba um “não” e saiba.
Algumas coisas a ter em mente:
Seja sensato ao tentar procurar qualquer usuário. Se você é tudo sobre paz e amor, provavelmente não deve tentar cortejar Set. Se você gosta de caçar, arte ao ar livre e guerreira, Neith pode ser uma boa escolha para você. Basta fazer sua pesquisa minuciosamente – conheça todos os Neteru!
Você não precisa ter um patrono. Você pode desfrutar de um relacionamento com todos os Neteru!
Dito isto, se você tiver sorte o suficiente para ter algum patrono, especialmente se Ele o chamou primeiro, lembre-se disso e verifique sempre que Ele é o primeiro e principal ponto de partida, e lembre-se de seus relacionamentos com outros Neteru. Mais uma vez, faça sua pesquisa!
Você pode procurar um patrono o quanto quiser. Procure por sinais e você saberá.
Honre seu patrono sempre! Lembre-se de que Eles têm um relacionamento especial com você, e você com Eles, acima de todos os outros. Não esqueça disso!
MANTRA SECRETO DE THOTH O ATLANTE . ZIN URU As Tábuas de Esmeralda de Thoth-O-Atlante Citação “Preste atenção, cara, eu deixo este mundo com você. Use-o e você encontrará força em seu som. Diga a palavra: “ZIN-URU” (ZIN-URU) e o poder será seu. Você também deve entender isso o homem é da Luz e a luz é do homem. Ouça, ó homem, e ouça o mistério que é o mais estranho de tudo o que jaz sob o Sol. Saiba, ó homem, que todo o espaço está cheio de mundos dentro de mundos; em verdade, um dentro do outro, mas separados pela Lei”. ZIN URU” é mencionado no texto das tábuas de esmeralda de Thoth Atlanta, que mais tarde para muitos se tornará Hermes Trismegistus. Significa “chave” em egípcio antigo. É usado para estimular a glândula pineal ou pituitária a fim de desenvolver ou restaurar a habilidades psíquicas que todos podemos alcançar.
(Eu também recomendo muito este ensaio de Beth Wodandis “Sobre as devoções diárias”
; dê uma lida – esta é uma leitura muito digna e importante!) Trilhe o caminho junto com o Netjeru, e siga os desejos do seu coração, lembrando o que chamou você para este caminho primeiro.
Faça o que te faz feliz na religião e evite coisas que vão prejudicar você e sua saúde/estabilidade mental e paz.
Veja o Ma’at se manifestando no mundo toda vez que as pessoas fazem algo de bom.
Faça as coisas boas só porque é para isso que somos chamados.
Pelo bem de Ma’at – e por todos os Netjeru.
Na foto: Escriba e Sumo Sacerdote de Amon, RamsesNakht, junto com Thoth na forma de babuíno. XX dinastia, museu egípcio, Cairo; foto (c) de Victor Solkin, 2016.
Descubra mais sobre Pagan Reborn
Subscribe to get the latest posts sent to your email.