Quais são os exemplos notáveis ​​de inscrições hieroglíficas sobre o Antigo Reino Egipcio ?

A Estela da Fome é uma epígrafe escrita em hieróglifos localizada na ilha de Sehel no Nilo, perto de Aswan, Egito, que fala de um período de sete anos de seca. Essa fome ocorreu durante o reinado do faraó Djoser da Terceira Dinastia. Acredita-se que a estela foi gravada no período ptolomaico, ou seja, entre 332 e 31 a.C.

A Estela da Fome é gravada em um bloco retangular de granito, extraído de uma parede de granito natural. A inscrição é em hieróglifos e contém 42 colunas. A parte superior da estela retrata três divindades egípcias: Khnum, Satet e Anuqet. Na frente delas é mostrado Djoser, no ato de trazer oferendas. Uma grande rachadura, já presente quando a estela foi feita, atravessa o centro da rocha. Algumas partes da estela estão danificadas, o que torna algumas passagens do texto ilegíveis.

A história contada na estela se passa no décimo oitavo ano do reinado de Djoser. O texto descreve como o rei está chateado e preocupado com o fato de que as terras do Egito estavam passando por uma seca e a consequente fome por sete anos, já que durante esse período o Nilo nunca havia inundado fertilizando as plantações. O texto também descreve como o povo egípcio sofreu por causa da seca, e quão desesperados eles estavam a ponto de quebrar as leis do país. Djoser pede ajuda aos homens dos sacerdotes, liderados pelo sumo sacerdote Imhotep. O rei queria saber onde Hapy (uma divindade fluvial identificada diretamente com o Nilo) nasceu e qual deus habitava aquele lugar.

Imhotep decidiu analisar os arquivos do templo de Hut-Ibety (“Casa das Redes”), localizado em Hermópolis e dedicado ao deus Thoth. Ele informou ao rei o fato de que a inundação do Nilo era controlada pelo deus Khnum em Elefantina a partir de uma fonte sagrada localizada na ilha, onde o deus residia. Imhotep foi imediatamente para o lugar chamado Jebu. No templo de Khnum, chamado “Alegria da Vida”, Imhotep se purifica, pede ajuda a Khnum e lhe oferece “todas as coisas boas”. De repente, ele adormece e, em seu sonho, Imhotep é recebido pelo gentil Khnum. O deus se apresenta a Imhotep, explicando quem e o que ele é, e então descreve seus poderes divinos. No final do sonho, Khnum promete fazer o Nilo inundar novamente. Imhotep acorda e escreve tudo o que aconteceu no sonho. Ele então retorna a Djoser para contar ao rei o que aconteceu.

O rei fica feliz com a notícia e emite um decreto no qual ordena que sacerdotes, escribas e trabalhadores restaurem o templo de Khnum e comecem a fazer oferendas regulares ao deus novamente. Além disso, Djoser, com outro decreto, concede o templo de Khnum em Elefantina, a região entre Aswan e Takompso com todas as suas riquezas, bem como uma cota do que é importado da Núbia.


Descubra mais sobre Pagan Reborn

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta