Ísis e Hécate
Muitas pessoas me perguntaram sobre a conexão entre Ísis e Hécate e acho que é hora de refletir sobre isso. Então vamos.
Tive o privilégio de conhecer essas duas Deusas em ritual ao longo dos anos. Como você sabe, sou um devoto de Ísis há, bem, agora posso arredondar para “para sempre”. Hécate sempre esteve em meu mix de Deusa das Trevas, mas tive a oportunidade de servir como oráculo de Hécate em nossa última celebração comunitária do equinócio de outono – o que significou que passei muito tempo invocando-a e experimentando-a durante um longo período de tempo em preparação para o ritual.
A questão que temos diante de nós é frequentemente colocada sobre se Ísis “é a mesma que” Hécate – como é tão decididamente dito que ela é em vários textos antigos que nos deixamos. (Especificamente, o Asno de Ouro de Apuleio e a aretalogia de Ísis no papiro Oxyrhynchus 1380, para citar dois.)
Como tantas vezes acontece, para mim a resposta é sim e não.
Vejamos primeiro o lado “não” da resposta.
Pela minha experiência pessoal, posso dizer que as duas Deusas são bem diferentes. Dito isto, para o rito do festival acima, eu estava trabalhando muito duro para sintonizar psiquicamente especificamente com Hécate . Eu precisava me separar da minha fácil conexão com Ísis e chegar a um lugar onde pudesse “ouvir” e depois falar em voz alta as palavras de Hécate. Para o nosso ritual, estávamos invocando tanto a Hécate “bruxa” com a qual tantas pessoas estão familiarizadas hoje, quanto a Hécate Teúrgica dos Oráculos Caldeus e de quem pelo menos alguns dos Oráculos foram canalizados.
Como você pode responder a essa pergunta depende em parte de suas próprias experiências e da variedade de pagão (estou usando “pagão” em seu sentido mais amplo e moderno) que você considera ser. Se você é um politeísta “duro”, então sua resposta provavelmente será que elas são duas deusas bem distintas e nunca se encontrarão. Eles vêm de terras diferentes, fazem parte de panteões diferentes e são personalidades distintas, com necessidades, desejos e agendas individuais. (Tudo isso é verdade, é claro.)
Neste caso, a resposta à nossa pergunta é um simples não; Hécate não é igual a Ísis nem vice-versa. As duas Deusas são bastante distintas.
O lado “sim” da resposta é, bem, um pouco mais complicado.
E novamente depende do que você pensa sobre a estrutura da Realidade Divina e como ela funciona. Aqui estão duas postagens sobre algumas das várias maneiras pelas quais poderíamos pensar sobre essa Realidade Divina e como Ísis poderia olhar através dessas diversas lentes: Ísis, o Um e os Muitos ; e Ísis, o Um e muitos mais
Sua resposta também pode depender do que você pensa sobre o sincretismo ou teocrasia , a mistura de Divindades, neste caso, Ísis-Hécate. Esta não é uma invenção moderna; os antigos faziam isso o tempo todo. Era comum em todo o mundo helênico e romano. Mas isso foi especialmente verdadeiro no Egito. As divindades egípcias podem tornar-se umas às outras, assumir as características umas das outras ou ser o ba , ou manifestação, umas das outras. Ísis-Hathor é um exemplo muito egípcio.
Ísis e Hathor também parecem diferentes para mim por si mesmas e, ainda assim, estão intimamente conectadas, cada uma residindo nos templos da outra e possuindo atributos e poderes harmoniosos. Quando o sincretismo foi feito interculturalmente, sempre acreditei que era uma forma de as pessoas compreenderem as Deidades umas das outras. “Oh, você vai gostar de Ísis, ela é meio parecida com Deméter, mas diferente e egípcia.”
A imagem que você vê à direita é identificada pelo Museu Arqueológico Nacional de Atenas como “Ísis, a Mágica”. Ela é retratada como a maioria das imagens helenísticas de Ísis: nó de Ísis entre os seios, peruca egípcia, base da coroa de uraeus na cabeça (o resto do cocar pode estar faltando). O braço perdido provavelmente segurava um sistro ou uma serpente. Mas ela tem três faces. Este é um retrato muito incomum de Ísis. Algumas divindades egípcias são mostradas com múltiplas cabeças, mas geralmente são duas ou quatro (as Duas Terras freqüentemente preferem números pares), embora as triplicidades também fossem importantes no simbolismo egípcio.
No entanto, rostos/cabeças/corpos triplos não são incomuns para Hécate. Então, estamos diante de uma Ísis-Hécate sincrética na estatueta agora em Atenas? É por isso que o museu identificou a imagem como “Ísis, a Mágica”? Eu penso que sim. No livro de Sorita d’Este, Círculo para Hécate , ela observa outra Ísis-Hécate em moedas do período romano de Mênfis, Egito. Mostra uma Deusa de três faces ao lado do touro Apis, que era considerado o ba de Osíris em Memphis. A conexão de Apis com Osíris defenderia a identidade da Deusa de três faces como Ísis, Ísis, a Mágica, ou mesmo Ísis-Hécate.
Agora, gostaria de voltar aos textos mencionados acima, aqueles que igualam Ísis e Hécate – só para que você saiba o que eles dizem. O primeiro é do conto ostensivamente fictício de Apuleio sobre a iniciação nos Mistérios de Ísis. É a partir do discurso que a própria Deusa faz quando vem resgatar o protagonista, Lúcio, de ter sido magicamente transformado em burro. Ela lista todos os diferentes nomes pelos quais Ela é chamada pelas pessoas em todo o Mediterrâneo. Ela diz que se chama Vênus e Diana e Ceres e Prosérpina (Apuleio está escrevendo em latim, então as Deusas são as romanas) e Juno e Bellona e Hécate e Rhamnusia (também conhecida como Nêmesis), mas que Seu verdadeiro nome é Rainha Ísis .
O segundo é encontrado em um dos papiros de Oxirrinco, no Egito. O texto dá os nomes pelos quais Ísis é conhecida nas cidades do Egito e do Mediterrâneo. Diz-nos que em Caria (na Ásia Menor), Ísis é chamada de Hécate. Alguns de vocês devem conhecer o grande templo de Hécate em Lagina, Caria. Certamente, o autor está pensando nesta Hécate e nomeando-a como Ísis. Hécate também tinha um santuário no templo de Ártemis de Éfeso, também em Caria. Quem mais fez isso? Sim, foi Ísis. Você pode ler toda a aretalogia de Oxyrhynchus de Ísis aqui .
Por que foi tão fácil para esses autores, escrevendo por volta do século II dC, identificar Ísis com Hécate? Bem, quando você começa a investigar isso, descobre que existem algumas conexões bastante sólidas entre as duas Deusas. Mas como esta postagem já está bastante longa, iremos detalhar isso na próxima vez na Parte 2.
Descubra mais sobre Pagan Reborn
Subscribe to get the latest posts sent to your email.