A Ilha de Ísis.

Para mim, é claro, um destaque da nossa recente peregrinação egípcia foi a visita ao Seu templo em New Philae, ou Agilika (ou Agilkia), ilha.

Então pensei em compartilhar algumas fotos com você para que você possa ver como é de mais ângulos do que normalmente consegue ver. Há mais fotos externas do que internas porque o interior do templo estava cheio de turistas. (Dica turística: se você for, vá o mais cedo ou mais tarde que puder. Esquecemos de fazer isso.)

Mas primeiro, você conhece a história de como eles mudaram este templo, considerado o mais bonito de todos os templos sobreviventes do Egito? Se não, vou contar brevemente…

Com a construção da segunda barragem de Aswan em 1971, o Templo de Ísis na ilha original de Philae foi inundado.

O quiosque de Trajano e o (eu acho) segundo conjunto de pilares do templo quando inundado
É ainda mais estranho com uma foto colorida tirada da água

Felizmente, hoje não é assim, graças a um enorme esforço internacional que transferiu todo o templo – quarteirão a quarteirão – para uma ilha nova e mais alta, que foi ajardinada para se parecer com a original.

Cataratas do Nilo antes da barragem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A antiga Philae estava situada na primeira catarata do Nilo, no início das corredeiras do Nilo, que eram muito mais perigosas antes da construção da barragem. Esta área foi onde o Egito terminou e a Núbia começou. Assim, Aswan, a cidade mais próxima, tornou-se uma enorme cidade mercantil. O nome original de Aswan, Sunu, significa “mercado”. O Nilo é lindo em todos os lugares, mas creio que as cataratas são excepcionalmente belas – e um lugar apropriado para o belo templo da Bela Deusa.

Embora a barragem tenha acalmado as águas, ela inundou Philae. Para salvar o templo, a UNESCO e o governo egípcio trabalharam para mover o templo de Philae. Mas isso não foi tudo. Cerca de 20 templos foram inundados e movidos, incluindo os espetaculares templos de Abu Simbel. Mas a nossa história hoje é centrada no Philae.

Bombeando a água de Philae

Para salvar Philae, eles construíram um muro de contenção ao redor da ilha e depois bombearam a água dele.

Depois disso, eles foram capazes de desconstruir os templos e monumentos, movê-los e remontá-los na ilha re-paisagística de Agilika. Você ainda pode ver a numeração em alguns blocos do templo que ajudaram a equipe a reconstruí-lo. E você também ainda pode ver a escuridão que se infiltrou nos blocos de arenito do templo a partir das águas negras e cheias de lodo do Nilo durante seu tempo submerso – o mesmo lodo que tornou a Inundação tão importante para a fertilização dos campos do Egito todos os anos. Com a barragem já não há Inundação, mas há controlo de água e há electricidade. Aliás, nada disso foi fácil ou rápido. Demorou de 1972 a 1980 para ser realizado.

Nosso guia nos disse que o alinhamento das estrelas para o templo reconstruído está ligeiramente errado. Mas não fui capaz de verificar isso por mim mesmo.

Philae hoje 

Vou te contar uma coisa que me chocou. Eu sabia que as imagens tinham sido danificadas propositalmente (não apenas em Philae, mas em todos os templos). Mas a extensão do dano! Quase todos eles. Como na imagem acima, os rostos foram cortados, e muitas vezes as mãos e os pés também.

O altar-mor no Santo dos Santos
Philae foi um dos últimos lugares a preservar a antiga religião egípcia, mas quando o paganismo foi proibido, o templo foi convertido em igreja
Alguns dos pilares mais bem preservados do templo de Philae, ao lado do mammisi, celebrando o nascimento de Hórus

https://www.youtube.com/watch?v=IZeu3fYe-RM&t=10s 


Descubra mais sobre Pagan Reborn

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta