Para mim, é claro, um destaque da nossa recente peregrinação egípcia foi a visita ao Seu templo em New Philae, ou Agilika (ou Agilkia), ilha.
Então pensei em compartilhar algumas fotos com você para que você possa ver como é de mais ângulos do que normalmente consegue ver. Há mais fotos externas do que internas porque o interior do templo estava cheio de turistas. (Dica turística: se você for, vá o mais cedo ou mais tarde que puder. Esquecemos de fazer isso.)
Mas primeiro, você conhece a história de como eles mudaram este templo, considerado o mais bonito de todos os templos sobreviventes do Egito? Se não, vou contar brevemente…
Com a construção da segunda barragem de Aswan em 1971, o Templo de Ísis na ilha original de Philae foi inundado.
Felizmente, hoje não é assim, graças a um enorme esforço internacional que transferiu todo o templo – quarteirão a quarteirão – para uma ilha nova e mais alta, que foi ajardinada para se parecer com a original.
A antiga Philae estava situada na primeira catarata do Nilo, no início das corredeiras do Nilo, que eram muito mais perigosas antes da construção da barragem. Esta área foi onde o Egito terminou e a Núbia começou. Assim, Aswan, a cidade mais próxima, tornou-se uma enorme cidade mercantil. O nome original de Aswan, Sunu, significa “mercado”. O Nilo é lindo em todos os lugares, mas creio que as cataratas são excepcionalmente belas – e um lugar apropriado para o belo templo da Bela Deusa.
Embora a barragem tenha acalmado as águas, ela inundou Philae. Para salvar o templo, a UNESCO e o governo egípcio trabalharam para mover o templo de Philae. Mas isso não foi tudo. Cerca de 20 templos foram inundados e movidos, incluindo os espetaculares templos de Abu Simbel. Mas a nossa história hoje é centrada no Philae.
Para salvar Philae, eles construíram um muro de contenção ao redor da ilha e depois bombearam a água dele.
Depois disso, eles foram capazes de desconstruir os templos e monumentos, movê-los e remontá-los na ilha re-paisagística de Agilika. Você ainda pode ver a numeração em alguns blocos do templo que ajudaram a equipe a reconstruí-lo. E você também ainda pode ver a escuridão que se infiltrou nos blocos de arenito do templo a partir das águas negras e cheias de lodo do Nilo durante seu tempo submerso – o mesmo lodo que tornou a Inundação tão importante para a fertilização dos campos do Egito todos os anos. Com a barragem já não há Inundação, mas há controlo de água e há electricidade. Aliás, nada disso foi fácil ou rápido. Demorou de 1972 a 1980 para ser realizado.
Nosso guia nos disse que o alinhamento das estrelas para o templo reconstruído está ligeiramente errado. Mas não fui capaz de verificar isso por mim mesmo.
Descubra mais sobre Pagan Reborn
Subscribe to get the latest posts sent to your email.