O Papiro Greenfield é um rolo de papiro com um comprimento original de cerca de 37 metros e cerca de 47 cm de largura. Atualmente, o manuscrito é dividido em 96 partes. O manuscrito contém texto e desenhos, o texto é escrito no lado reto e em escrita hierática e parcialmente em hieróglifos . O Livro dos Mortos inclui uma série de hinos, litanias, tributos e homenagens. O papiro é datado entre as décadas de 950 e 930 a.C. durante a Vigésima Primeira Dinastia do Egito . O manuscrito descreve o enterro do sacerdote Pinudjem II e da filha de sua esposa Neskhons , Nesitanebetashru, por volta do ano 930 a.C. Uma das cenas mostra quando o deus Shu (Deus do Ar) ajuda Nut (Deusa do Céu) a dividir o céu e a terra, representada como Geb (Deus da Terra). Entre as cenas também estão partes da criação do mundo de acordo com o mito da criação egípcio com o deus Atum no centro.
Local de descobertaEscavado/Findspot: Primeiro Cache
Inscrições
- Tipo de inscrição: inscrição
- Escrita de inscrição: hieroglífica
- Nota de inscrição: Pintado.

O “Papiro Greenfield” é um dos manuscritos mais longos e mais lindamente ilustrados do “Livro dos Mortos” que sobreviveram. Originalmente, com mais de trinta e sete metros de comprimento, agora está cortado em noventa e seis folhas separadas montadas entre vidros. Foi feito para uma mulher chamada Nestanebisheru, filha do sumo sacerdote de Amon Pinedjem II. Como membro da elite governante de Tebas, ela recebeu equipamento funerário de altíssima qualidade. Muitos dos feitiços incluídos em seu papiro são ilustrados com pequenas vinhetas e, além delas, há várias ilustrações grandes retratando cenas importantes.
Esta cena é uma representação simbólica da criação do mundo. De acordo com a mitologia, isso ocorreu quando a deusa do céu Nut foi erguida para formar um dossel celestial acima da terra, personificada como o deus Geb. Geb é mostrado como uma figura semi-reclinada esticando seus membros enquanto o corpo alongado de Nut se arqueia acima dele. Seus pés tocam o chão no horizonte leste e seus dedos no horizonte oeste. Ela é apoiada por uma terceira figura-chave, Shu, deus da atmosfera, que é auxiliado em sua tarefa por duas divindades com cabeça de carneiro. A própria Nestanebetisheru se ajoelha à direita, levantando as mãos em adoração; seu espírito ‘ba’ imita seu gesto, e um grupo de deuses a acompanha. Esta cena se tornou comum em papiros e caixões na 21ª Dinastia, pois o processo de criação que ela descreve estava intimamente ligado nas mentes dos egípcios com a renovação da vida para os mortos.

Vinheta de página inteira em linha preta de Geb, Nut e Shu com três registros de cada lado de antigos porteiros egípcios adoradores, ba’s e divindades, incluindo Thoth. Cada figura tem um rótulo hieroglífico escrito em tinta preta.Geb é mostrado como uma figura semi-reclinada esticando seus membros enquanto o corpo alongado de Nut arqueia-se acima dele. Seus pés tocam o chão no horizonte leste e seus dedos no horizonte oeste. Ela é apoiada por uma terceira figura-chave, Shu, deus da atmosfera, que é auxiliado em sua tarefa por duas divindades com cabeça de carneiro. A própria Nestanebisheru se ajoelha à direita, levantando suas mãos em adoração; seu espírito ‘ba’ imita seu gesto, e um grupo de deuses a acompanha.
Cfr.TGH James, ‘Egyptian Painting’ (Londres, 1985), p. 48, fig. 53;
G. Pinch, Magic in Ancient Egypt (Londres 1994), fig.9;
Nicholson e Shaw, Ancient Egyptian Materials and Technology (Cambridge 2000), p. 119, p.233 fig.9.3;
Mosher, Catalogue of the Books of the Dead in the BM: The Papyrus of Hor, (2001), p.80 n.25.
N. Billing, Nut the Goddess of Life, USE 5 (2002), p. 331, fig. A.3.
JH Taylor e NC Strudwick, Mummies: Death and the Afterlife in Ancient Egypt. Treasures from The British Museum, Santa Ana e Londres 2005, p. 28, placas p.28-90
2012 julho – setembro, Tóquio, Museu Mori, O livro dos mortos: jornada pela vida após a morte
2012, outubro – novembro, Museu de Arte de Fukuoka, O livro dos mortos
2013, maio – setembro, Perth, Museu da Austrália Ocidental, O livro dos mortos
Envolucro: vidro
Material : cartão
Encadernação: fita de linho autoadesiva Filmoplast TPrioridade do objeto: B
Prioridade da montagem: A
Geral…
Títulos associados:
- Título associado: Livro dos Mortos